A PESQUISA ACADÊMICA COMO PRINCÍPIO CIENTÍFICO E EDUCATIVO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CIDADÃO CRÍTICO E PARTICIPATIVO
Resumo
Esta análise teórica visa compreender o tipo de conhecimento que vem sendo produzido nas instituições de ensino e, aponta para a necessidade de revisão da pesquisa a partir de métodos científicos eficientes, voltado para a formação do sujeito com capacidade para entender e interpretar a realidade física, social, histórica e cultural, bem como, viver e agir tendo escolhido por deliberação e decisão própria, as suas escolhas e contrapor-se as decisões de outros quando necessário, com liberdade de expressão e responsabilidade. A realidade social que vem sendo constituído em meio às grandes buscas pelas inovações e incertezas, presente no limiar deste século, faz com que haja a necessidade urgente de se repensar o papel da pesquisa no tocante à produção do conhecimento acadêmico sistematizado, presente no cenário do mundo globalizado. O desenvolvimento do conhecimento voltado para as necessidades postas pelo contexto da produção a curto espaço de tempo, bem como, o atendimento às exigências do mercado no sentido de estreitar o intercâmbio com as novas tecnologias, vem buscando a produção de técnicas e conhecimentos úteis que possam atender as demandas, rumo às necessidades postas pela produção em larga escala. Diante dessa realidade multifacetada acredita- se que as instituições de ensino devam repensar o seu papel na produção de novos conhecimentos, imbuídos de atividade técnica e, ao mesmo tempo, formador de sensibilidade, com poder de análise, síntese e representação. Está presente na LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e, em diferentes discursos sobre educação e desenvolvimento, a necessidade de pesquisa acadêmica interessada nas transformações sociais, em estreito compromisso com a formação humanista, ética e multicultural, muito verbalizada e pouco praticada pelas instituições de ensino no Brasil. Neste sentido, a pesquisa deve oferecer aos educandos e educadores, uma estrutura de conhecimento realizada através de métodos eficientes, que permita uma compreensão geral sobre a realidade social a partir do pensamento universal, comprometida com o desenvolvimento da produtividade técnica-científica, unida aos ideais de formação do cidadão consciente de suas atitudes e atividades cotidianas.